Em tempos de pandemia: Liga da Ilhas Faroe terá início neste sábado

Em tempos de pandemia: Liga da Ilhas Faroe terá início neste sábado

  • 0 comentário(s)
O futebol europeu acompanhará, a partir de amanhã, a primeira competição que tem início após a paralisação em quase todos os países (exceto Belarus) por causa da pandemia da Covid-19. Trata-se do campeonato das Ilhas Faroe. Todos os cinco jogos ocorrerão neste sábado, com destaque para o duelo do campeão KL Klaksvik contra o B36 Tórshavn.

Diferentemente da grande maioria das competições do Velho Continente, o campeonato das Ilhas Faroe não é jogado no calendário mundial do futebol (entre agosto e junho), mas começa em maio e termina em outubro.

Por causa do coronavírus, a competição teve de ser adiada. Mas agora é a primeira a retornar na Europa por muitas variáveis. Como a ilha fica bem afastada do continente e a população é pequena (50 mil habitantes), o governo deste território - que pertence à Dinamarca mas tem status de país para a Uefa e a Fifa - conseguiu controlar a pandemia (até quinta-feira, foram 187 casos confirmados e nenhuma morte). Com isso, o governo decidiu liberar os treinos no fim de abril e autorizou o início da competição.

E como o futebol está paralisado em quase todos os países do mundo, o interesse pelo campeonato feroês vem sendo bem maior que o normal, para um país cuja liga incipiente (uma das três menos relevantes da Europa) dá ao campeão o direito de jogar a primeira fase eliminatória da Champions (contra rivais de Gibraltar, Andorra e San Marino). Prova disso é que, esta semana, a federação local fechou um contrato para a transmissão das partidas para a Noruega (já tinha fechado para a Dinamarca).

A Liga das Ilhas Faroe, que existe desde 1942, conta com 11 equipes semiamadoras que jogam em pontos corridos - turno, returno e terceiro turno. No fim, o campeão se garante na fase 1 da Champions e três vão para a Liga Europa. O lanterna é rebaixado. Os dois grandes do país são HB Tórshavn (23 títulos nacionais e 25 vices) e o atual campeão KL Klaksvik (18 títulos e 13 vices).

Os jogos deste sábado



0 comentário(s)

Seu nome:
Seu comentário:

Últimos vídeos

Alex Pimpolho
3 dias

Publicidade

Todos os direitos Reservados a Neneca Sports.
Sistema criado por Webservic