Rei do Futebol, Pelé construiu sua majestade no Campeonato Paulista

Rei do Futebol, Pelé construiu sua majestade no Campeonato Paulista

  • 0 comentário(s)
Coroado Rei do Futebol, Edson Arantes do Nascimento construiu a história de Pelé, em grande parte, nas disputas do Campeonato Paulista. 11 vezes campeão estadual e maior recordista de artilharias do torneio, o camisa 10 santistas fez times tradicionais e goleiros consagrados suas principais vítimas, estádios e cidades importantes os grandes palcos de seus shows. Os números são impressionantes.

>> Juventus e Félix são as maiores vítimas dos gols de Pelé no Paulistão
>> Casa santista, Vila Belmiro foi porto seguro de Pelé no Paulistão
>> Artilheiro 11 vezes, números de Pelé no estadual impressionam
>> Para fazer história, Pelé esteve cercado de craques em seus 18 estaduais

Ao todo, Pelé atuou em 410 partidas com a camisa santista pelo Campeonato Paulista e marcou 466 gols em 18 edições, sendo o artilheiro máximo em 11 delas. Destaque para o ano de 1958, quando balançou as redes 58 vezes. Em jogos que Pelé marcou, o Santos venceu 208 vezes, sendo derrotado em apenas 18 ocasiões, ainda acumulando 29 empates. Com tantos gols, vieram 11 títulos estaduais, ficando atrás apenas do companheiro Pepe neste quesito.

Algumas vítimas de Pelé no Paulistão se destacam. Entre os clubes, o Juventus é quem mais sofreu nos pés do Rei, com 42 gols, dez deles na Rua Javari, na Mooca. Na sequência aparecem Botafogo e Corinthians, com 38 e 37 tentos sofridos cada, respectivamente. Entre os goleiros, o topo da lista é de Félix, tricampeão do Mundo com a Seleção Brasileira em 1970. Foram 17 gols defendendo a Portuguesa e quatro com a camisa do Nacional.

Casa do Santos, a Vila Belmiro é o principal estádio onde Pelé marcou pelo Paulistão. Foram 267 gols, contra 37 do Pacaembu e 24 do Morumbi. Consequentemente, as cidades de Santos e de São Paulo, com 273 e 87, são onde mais aconteceram gols do Rei. Do interior, destaque para Ribeirão Preto, Bauru e Campinas. Ao todo, 13 cidades viram um gol do Rei do Futebol. Ao menos 2.289.621 de torcedores viram um gol de Pelé no estádio.

Entre técnicos e jogadores, 125 foram os companheiros ao lado de Pelé em jogos em que ele marcou pelo Paulistão. Lula foi seu treinador em 183 dessas partidas e Pepe o mais presente entre os jogadores, em 152 jogos. Zito (135), Dorval (126) e Lima (125) completam o grupo dos que estiveram em campo com o Rei em partidas em que ele marcou. Na mesma linha, o árbitro que mais anotou gols do Pelé em súmula foi Olten Ayres de Abreu, que viu o Rei marcar 52 vezes em jogos comandados por ele.
Fonte : Raoni David e Rubens Fontes Neto

0 comentário(s)

Seu nome:
Seu comentário:

Últimos vídeos

Higor Neves
23 dias

Publicidade

Todos os direitos Reservados a Neneca Sports.
Sistema criado por Webservic